A tradicional música sertaneja brasileira, a música raiz, da moda de viola, teve grande influência da guarânia, esse ritmo genuinamente paraguaio. Muitos clássicos do sertanejo raiz são tocados nesse ritmo, entre ele "Boate Azul e Telefone Mudo". É comum considerar um ritmo da música sertaneja nascido no Brasil, mas ela veio do Paraguai.
Apesar da guarânia estar inserida na estilo sertanejo, é bastante tocada em bailes na região sul do Brasil, por grupos famosos que tocam os ritmos gaúchos.
Como tocar guarânia na bateria com partitura?
Você já deve ter se perguntado: "Como tocar guarânia na bateria"? Então vamos ver como toca esse ritmo na teoria e na prática. A guarânia é tocada em compasso de 3 tempos, mais ou menos em 105 bpm (batidas por minuto). Para entender como funciona a guarânia na partitura de bateria, veja como as peças usadas nesse ritmo ficam representadas dentro do pentagrama:
Nessa postagem serão apresentados dois exemplos de guarânia na partitura da bateria bem interessantes. O primeiro é tocado com o chimbal em colcheia (duas notas por tempo), sendo a segunda nota acentuada (tocada com mais força), com o bumbo na cabeça do tempo, a caixa no terceiro tempo e dois chimbais em semicolcheia, dando assim, uma variação bem interessante:
Para tornar mais fácil o entendimento dos exemplos de guarânia na bateria, assista o vídeo abaixo e veja como fica:
Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo, pode entrar em contato comigo pelo Whats App (47) 9.8419-6304 que ficarei feliz em ajudar!
Bons estudos!!!
Grande baterista cara muito profissional
ResponderExcluirGrande abraço meu irmão.
Obrigado!!!
ExcluirParabéns 👏👏👏
ResponderExcluir